Notícias

06/02/2018

Guia: Como inserir a Tecnologia nas salas de aula. Aprenda!

Um dos grandes desafios do profissional da Educação é inserir a tecnologia dentro das salas de aula. 

Na maioria das vezes a falta de estrutura é um dos vilões, muitas escolas não possuem Internet e computadores à disposição dos alunos, e em outros casos a falta de informação e conhecimento sobre as ferramentas são um empecílho. 

O professor André Azevedo da Fonseca defende que a internet deve estar presente dentro das escolas de forma crítica, e não de forma procrastinadora, como muitas crianças estão utilizando, nem repetir o que eles já sabem.

A escola precisa superar e desafiar os alunos no uso da Internet, só fazê-los pesquisar no Google ou jogar joguinhos educativos não é o suficiente. Um grande desafio é tornar os alunos não apenas usuários, mas criadores e produtores de tecnologia. 

Assista ao vídeo do Professor André e aprenda mais sobre Tecnologia nas escolas:


Pensando nesses desafios dos educadores do século XXI, o site de Educação Porvir produziu um especial com recomentações e experiências sobre este tema. No especial é possível conhecer a história da tecnologia, os objetos e as plataformas digitais de aprendizagem, as ferramentas de gestão, os recursos da tecnologia e as ferramentas de trabalho: jogos digitais, animações, vídeoaulas, simuladores etc.



Neste especial está também formas de vencer as dificuldades de infraestrutura e conhecer projetos inovadores e inspiradores, bem como ter acesso às metodologias utilizadas. 

Acesse o site e conheça o projeto: http://porvir.org/especiais/tecnologia/#mapa-do-site

OUTROS PROJETOS

Existem ainda outros projetos de tecnologia educacional, como a Rede Escola Digital que é formada por estados e municípios que querem, juntos, tornar o uso de recursos digitais em sala de aula cada vez mais real, disponibilizando amplo acervo de materiais, discutindo práticas pedagógicas e estratégias para formação dos professores e utilização das tecnologias em sala de aula. 

Portal do Professor

O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. É um espaço público que pode ser acessado por todos os interessados. No site é possível fazer o download de recursos multimídia (vídeos, animações, simulações, áudios, etc), produzir e compartilhar sugestões de aulas, acessar informações diversas sobre a prática educacional, entre outros.
________________________________________

Se você é educador, aproveite o início do ano e as férias para inserir em seu plano de ensino a Tecnologia. Não deixe de utilizar esta magnífica ferramenta de aprendizado. Todas as informações necessárias para você implementar o seu projeto estão na web. Na internet é possível aprender maneiras de utilizar as ferramentas digitais, bem como conhecer outros projetos inspiradores. 

Aproveite a Internet e faça bom uso do seu poder revolucionário! :) 

SalvarSalvar SalvarSalvar SalvarSalvar SalvarSalvar

Voltar